terça-feira, 24 de novembro de 2009

AQUECIMENTO GLOBAL

Entrevista realizada com Míria dos Santos Vicente graduada em geologia pela Universidade de Brasília (UNB).
16/11/2009


Porque o aquecimento global está ocorrendo?
Aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc.), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infravermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor. O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colaboram para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global.
Como o desmatamento influencia na mudança do clima?
Ao desmatar, muitas pessoas queimam a madeira que não tem valor comercial. O gás carbônico (CO2) contido na fumaça oriunda desse incêndio sobe para a atmosfera e se acumula a outros gases aumentando o efeito estufa. No Brasil, 75% das emissões são provenientes do desmatamento.
Além disso, o desmatamento contribui para o processo de desertificação de áreas vegetadas, o que pode modificar a circulação atmosférica local por causa da mudança nos padrões de umidade.

Pode-se esperar algum benefício do aquecimento ou apenas tragédia?
Os impactos são principalmente negativos, pois perturbam um sistema já equilibrado. Mas há alguns positivos, sim, como o incremento à agricultura em lugares hoje muito frios e a diminuição, na média mundial, na freqüência de noites muito frias, o que trará benefícios à saúde humana.


O planeta já aqueceu antes?
Sim, existe um ciclo natural de aquecimento e resfriamento do planeta que aconteceu nos últimos 400 mil anos, com as Eras Glaciais e períodos interglaciais mais quentes, mas nunca a concentração de CO2 na atmosfera havia superado o valor de 300 partes por milhão.

Soluções para diminuir o Aquecimento Global
- Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel) e etanol.
- Os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada. O uso obrigatório de catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões.
- Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.

AQUECIMENTO GLOBAL



Entrevista realizada com o biólogo Marcus no dia 10/11/2009 abordando o aquecimento global.


terça-feira, 10 de novembro de 2009

AQUECIMENTO GLOBAL

Aquecimento Global e o nosso amanhã
Carlos Benevenuty, Karoline Maria, Nathália Leal, Raquel Almeida e Flávio Oliveira.
Esta resenha discute sobre o aquecimento global, os seus efeitos no Brasil e atitudes que podem amenizar as consequências desse fenômeno. Para aprofundar o conhecimento sobre o assunto, o grupo utilizou diversas fontes de pesquisa e escolheu os artigos de Tiago Dantas, VEJA e artigo do jornal O Fantastico para abordá - los neste texto.
O artigo de Tiago Dantas aborda os efeitos do aquecimento global no Brasil. Segundo o autor, o derretimento das calotas polares subirá o nível do mar e cobrirá em longo prazo vastas áreas litorâneas no Brasil. No artigo publicado no site da brasilescola diz que "a incidência de furacões, que é praticamente inexistente no Brasil, poderá ser grande. Isso já está acontecendo aos poucos, principalmente na região Sul. O furacão Catarina, por exemplo, tinha ventos que variavam entre 118 km/h a 152 km/h". Com isso, compreende - se os efeitos desse fenômeno no Brasil é o foco de Tiago Dantas.
As pesquisas da VEJA apontam possíveis soluções para reduzir a emissão de gases no efeito estufa, que impede a dissipação do calor e esquenta a atmosfera. A VEJA demonstra através dos relatórios do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) as principais causas do problema e os possíveis caminhos que podem reverter alguns pontos do quadro, um dos caminhos referidos foi a utilização de um pouco mais de 0,12% do PIB mundial por ano até 2030 para financiar o desenvolvimento de tecnologias limpas.
Segundo a VEJA os relatórios publicados são bons pontos de partida, porém os documentos divulgados não têm o poder de obrigar uma outra nação a tomar providência. A VEJA diz que:
" Para a obtenção de resltados significativos o esforço de redução da poluição
precisa ser global. O fracasso do tratado de Kioto, ao qual os Estados Unidos
os maiores emissores de CO2 do mundo, não aderiram, ilustra os problemas
colocados diante das tentativas de conter o aquecimento global. "
Com base nas informações da Veja percerbe-se a complexidade desse fenômeno e como é possível buscar solução se estivermos todos empenhados.
A reportagem exibida no Fantástico no dia 08 de Novembro de 2009 aponta que várias partes da floresta Amazônica estão se transformando em savanas, e no Nordeste o que antes era savana está se transformando num verdadeiro deserto.Tudo isso por causa das mudanças climáticas que estão acontecendo em todo o mundo, e uma das causas de todas essas mudanças é o Aquecimento Global. A reportagem diz que :
" A desertificação já alcança toda a região do semi-árido brasileiro. No sul do Piauí a
erosão do solo atinge quinze muinicípios. As plantas estão sumindo. A terra é im-
prestável. Cientistas prevêem que este cenário deva se alestrar e piorar com o
aquecimento global."
Com base na reportagem se verifica o quanto o aquecimento global pode interferir em vários fatores do nosso planeta.
Pode-se verificar como os efeitos do Aquecimento global prejudicam a qualidade de vida de todos os seres,com aumento da emissão de gases no efeito estufa e consequentemente o aumento do aquecimento global percebe-se a grande incidência de furacões em áreas nunca afetadas, como já está acontecendo no sul do Brasil, percerbe-se também a transformação de floresta Amazônica em savanas e de áreas que antes eram savanas em verdadeiros desertos com presença de erosões. A ONU criou uma entidade para fornecer possíveis soluções para o problema porém entende-se que para diminuir os efeitos deste fenômeno necessita-se da conscientizaçao de cada um pois essa é a hora de valorizar um bem que é necessário para a nossa sobrevivência.
Bibliografia:
Os efeitos do aquecimento global no Brasil
Disponível em : http://www.brasilescola.com.br/geografia/os -efeitos-aquecimento-global-no-brasil.html acessado em 10/11/2009 às 17:35
A terra em alerta
acessado em 10/11/2009 ás 16:48
Desertificação do Nordeste brasileiro já ameaça áreas urbanas.
acessado em 10/11/2009 ás 17:02
A terra em alerta:
Disponível em : http
Tiago Dantas: